quarta-feira, 17 de maio de 2017

MATSURIS EM PAUTA! PREFEITO RAFAEL GRECA, RECEBE INTEGRANTES DA DIRETORIA DO NIKKEI CURITIBA


Na tarde desta terça-feira (16/05), o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu em seu gabinete, integrantes da Diretoria e do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba, que foram conversar sobre algumas questões de interesse da comunidade nipo-brasileira de Curitiba, entre elas: a realização do Imin Matsuri (Comemoração da Imigração Japonesa no Brasil) e Haru Matsuri (Festival da Primavera); a busca de uma solução para o Parque da Imigração Japonesa (Avenida das Torres); os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que serão comemorados em 2018.

Participaram da reunião com o Prefeito Greca: RUI HARA, Presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba); NORI SETO, Vice-Presidente de Marketing e Expansão da Associação; HERMES MURAKAMI, Vice-Presidente Cultural da entidade e os integrantes do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba: TEICHUM HIRAMATSU e JORGE YAMAWAKI. Alguns assessores do Prefeito, também estavam presentes.

Após ouvir os representantes da comunidade nikkei, o Prefeito garantiu apoio para realização dos dois eventos que fazem parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e que serão realizados na Expo Renault Barigui: o Imin Matsuri, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho e o Haru Matsuri, que acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. “- Os festivais que os japoneses fazem, enriquecem o panorama cultural da cidade”, disse Greca.

O Presidente do Nikkei Curitiba, Rui Hara, também adiantou ao prefeito o interesse em fazer uma festa maior em 2018, quando a imigração japonesa ao Brasil completa 110 anos. Greca enalteceu a iniciativa e afirmou que eventos culturais étnicos fazem parte dos planos da Prefeitura e ressaltou que: “- Ações como essa, ampliam nosso projeto de fazer permanentemente a valorização étnica dos povos que compõem Curitiba”.

Com relação ao Parque da Imigração Japonesa, Greca informou que o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba (Ippuc), estuda um projeto abrangendo o parque, que passaria a se chamar Parque do Sol Nascente, mantendo a alusão ao povo japonês. Segundo o prefeito, é preciso estudar melhor qual a melhor vocação para uso do prédio no local. A ideia é que haja também um complexo de educação – que também deverá se chamar Sol Nascente – com creches (CMEIs) e escolas municipal e estadual.

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

_______________________

- Curta, Compartilhe e ajude na divulgação da Fan Page do Nikkei Curitiba: www.facebook.com/nikkeicuritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário