sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

BONENKAI TEVE DISTRIBUIÇÃO DE MOTIS E PEDIDOS DE SORTE E PROSPERIDADE!


As fortes batidas do tradicional ritual do Motitsuki, ditaram o ritmo do Bonenkai (Festa de Final de Ano) do Nikkei Curitiba, realizado no último Domingo (02/12), em seu ginásio de esportes.

Um grande número de participantes marcou presença no evento, que teve como ponto alto, um delicioso almoço no sistema motyori (cada participante levou um prato de doce ou salgado).

Com a participação de todos (inclusive do Cônsul Geral do Japão Hajime Kimura), centenas de motis foram preparados através do motitsuki e distribuídos para os presentes consumirem durante a festa, renovando a esperança de muita sorte e prosperidade!

Foi uma grande confraternização, que mais uma vez demonstrou a união e harmonia dos Associados, Colaboradores, Departamentos, Conselho e Diretoria do Nikkei Curitiba!

MOTITSUKI

Motitsuki é o processo de preparo do Moti, tradicional bolinho de arroz japonês. No preparo, o arroz é batido em um pilão através de um gesto coordenado e sincronizado, promovendo um movimento muito interessante de apreciar e participar. Depois que se alcança a consistência desejada, a massa é manuseada e dividida em bolinhos para serem consumidos em diversos tipos de pratos e receitas.

Muitas pessoas participam no preparo, algumas cuidam do cozimento do arroz, outras são responsáveis por socar o arroz no pilão com um utensílio na forma de um grande martelo e há também a pessoa que, entre uma batida e outra, deve movimentar a massa para que a sua consistência seja uniforme. Além disso, alguns são encarregados de cortar a massa em pequenas porções e embalá-las.

Todo esse esforço é uma maneira de reunir amigos, familiares ou simplesmente amantes da culinária japonesa. Por ser um processo muito importante para a união das pessoas, fazer o “Motitsuki” está sempre incorporado em festas e datas especiais no Japão e aqui no Brasil, através dos descendentes e imigrantes japoneses. Por exemplo, no final de ano, o moti representa a prosperidade e a “boa fartura”, por isso é frequentemente consumido na esperança de um próspero ano novo.
_______________________

-Curta, Compartilhe e Ajude na Divulgação da Página do Nikkei Curitiba: www.facebook.com/nikkeicuritiba





Nenhum comentário:

Postar um comentário