sábado, 7 de abril de 2018

HANA MATSURI AGITA O FINAL DE SEMANA!!


Nos dias 07 (sábado) e 08 (domingo) de abril, das 11:00 às 19:00 hs, será realizado no Parque de São José dos Pinhais, o Hana Matsuri 2018!!

O Hana Matsuri, também conhecido como Natal Budista ou Festival das Flores, celebra o nascimento de Buda (Xaquiamuni), que ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da Índia.

Quando criança era chamado de Sidharta Gautama. Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya. Seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante. Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.

Além disso, o Hana Matsuri é caracterizado pela homenagem ao Buda criança com a oferta de flores e chá adocicado. Conta a lenda, que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse: "- Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres".

Enquanto caminhava, uma chuva doce caía e as flores desabrocharam da terra tocada por seus pés. Por esta razão, acredita-se que quem participa da cerimônia do Kambutsu-e dando banho de chá doce no pequeno Buda, tem seus pedidos atendidos.

No sábado (07/04), às 14:00 hs, acontecerá o ponto alto do Hana Matsuri, que é o Cortejo dos Acólitos e Monges, acompanhados das crianças com trajes típicos.

Além de diversas atrações artísticas e culturais (Cerimônia Budista, Taikô, Dança Japonesa, Kyudo e outras) e estandes com venda de vários produtos (artesanato, origami, kirigami, mangá, touquinhas, camisetas, botons, etc...), o festival contará com uma praça de alimentação que comercializará saborosos pratos da gastronomia oriental (sosu yakisoba, sushi, tchanpon, tempurá, guiôza, yakisakana, oniguiri, manju, karaguê, kakigori, hot sushi, harumaki e muito mais).

Confira mais informações e confirme presença no Hana Matsuri 2018: https://www.facebook.com/events/1969919986659044/
___________________
- Curta. Compartilhe e Ajude na Divulgação da Página do Nikkei Curitiba: www.facebook.com/nikkeicuritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário