quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

JORGE ISHII, LAURA TAMARU, TAKASHI SUZUKI E OUTRAS PERSONALIDADES NIKKEIS, RECEBEM HOMENAGEM DO CONSULADO GERAL DO JAPÃO



Na noite da última terça-feira (04/02/2020), Jorge Ishii, ex-Presidente da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba, a Sensei Laura Tamaru, Diretora de Cerimonial em Língua Japonesa do Nikkei Curitiba e Takashi Suzuki, Presidente do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo, foram homenageados, recebendo Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral.


A honraria foi entregue pelo Cônsul-Geral Interino WAKAEDA Kazuu, durante Cerimônia em Comemoração ao Aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão, realizada na Residência Oficial.

Também foram homenageadas: Marie Oyamada (Cornélio Procópio/PR) e Miwa Elzami Onaka (Santa Catarina)

A homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços para a promoção da relação de amizade e mútua compreensão entre o Japão e o Brasil.

- Confira um pequeno histórico (fornecido pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba) de cada homenageado:

° JORGE ISHII (referente ao 1º ano da Era Reiwa) - Trabalha intensamente para a difusão da cultura japonesa e seu idioma. Tendo contribuído em diversos cargos, inclusive na presidência da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, bem como, na vice-presidência da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. Foi um dos organizadores do "Jogo da Solidariedade" para as vítimas do terremoto e tsunami no Japão e das enchentes no Litoral Paranaense, em 2011.

° LAURA HIROKO TAMARU (referente ao 1º ano da Era Reiwa) - Vem atuando por mais de 30 anos na área de ensino do idioma japonês e sua difusão, bem como, na disseminação da cultura japonesa através dos eventos culturais paranaenses. Trabalha também na área política, tanto como assessora de Deputados Estaduais, como de Federais, contribuindo para o estreitamento da amizade bilateral Japão-Brasil.

° TAKASHI SUZUKI (referente ao 1º ano da Era Reiwa) - Disseminador da cultura de Ikebana por mais de 35 anos, atua como Mestre (na Escola Ikenobò), realizando oficinas abertas ao público, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, bem como, em eventos culturais e matsuris - festivais relacionados ao Japão.

° MARIE OYAMADA (referente ao 30º ano da Era Heisei) - Vem se dedicando por mais de 4 décadas, aos eventos culturais da Associação Cultural e Esportiva Procopense. Sempre trabalhando intensamente como Presidente do Fujinkai, para a preservação da cultura japonesa e disseminação de atividades sociais e esportivas, bem como, tênis de mesa, karaokê, bon-odori para crianças, origami, entre outras.

°MIWA ELZAMI ONAKA (refente ao 1º ano da Era Reiwa) - Há cerca de duas décadas, vem se dedicando a arte esportiva do kendo, conquistando títulos de Campeã Nacional Brasileira por sete (7) vezes e também o segundo lugar no Campeonato Mundial. Chegou a construir quadras de kendo com recursos próprios, em municípios catarinenses, para ensinar este esporte. Tem se dedicado em disseminar e preservar a tradição do kendo, através de palestras e atuando como técnica. Vem ministrando aulas do idioma japonês, e também colaborando nos eventos culturais, através da Associação Cultural Brasil-Japão do Núcleo de Celso Ramos, voltados a difusão da cultura japonesa, fortalecendo o entendimento mútuo entre Japão e Brasil.

Parabéns a todos!!!!

Fotos: Sirlene Anconi










Nenhum comentário:

Postar um comentário