quarta-feira, 25 de julho de 2018

NIKKEI INAUGURA NOVO PRÉDIO, RECEBE AUTORIDADES DO JAPÃO E HOMENAGEIA MULTIARTISTA CLAUDIO SETO


NIKKEI INAUGURA NOVO PRÉDIO, RECEBE AUTORIDADES DO JAPÃO E HOMENAGEIA MULTIARTISTA CLAUDIO SETO

Na tarde de 19 de julho, o Nikkei Curitiba promoveu a solenidade de inauguração de seu novo prédio, localizado na sede Uberaba (Rua Padre Julio Saavedra, 598). A edificação que foi batizada de Espaço Cultural Claudio Seto, é composta de 3 andares e terá finalidade multiuso.

Em conjunto com a inauguração do prédio, foi realizada a abertura da exposição: “Claudio Seto, Obras, Memórias e Registros do Artista” e da exposição de fotos vencedoras do Concurso Claudio Seto de Fotografia, promovido pela APAEX.

A cerimônia de inauguração e abertura das exposições, contou com a presença do Vice-Governador de Hyogo, Sr. Kazuo Kanazawa com sua comitiva e de outras delegações vindas do Japão. Também participaram do evento, outras autoridades e vários sócios, diretores, conselheiros e colaboradores do Nikkei.

O descerramento de uma placa em homenagem à visita do Vice-Governador de Hyogo e sua comitiva e o plantio de um pé de sakura, deram início à solenidade. Em seguida, o presidente Rui Hara e autoridades japonesas, descerraram a fita de inauguração do prédio.

Dando seguimento à cerimônia, os filhos de Claudio Seto: Nori Seto e Sayuri Seto, descerraram uma placa em homenagem ao multiartista, que fica localizada na entrada principal do prédio. Nori Seto, fez a leitura de uma breve biografia de Claudio Seto e em nome da família, agradeceu a homenagem! A curadora das exposições: Julia Ishida, fez a entrega de um buquê de flores para Hiromi Seto, a neta mais nova de Claudio Seto.

Em seguida, os presentes visitaram as exposições e depois, acompanharam apresentações de artes marciais e taikô, realizadas nos outros andares.

Na sequência, os integrantes da comitiva japonesa foram conhecer outras dependências do clube e participaram de uma recepção no salão social.

O Espaço Cultural Claudio Seto, foi construído com recursos obtidos através de eventos, mensalidades, parcerias e outras ações desenvolvidas pelo Nikkei e também contou com a contribuição do Governo Japonês, que através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura (APC Cultural), fez uma doação que custeou uma parte da obra.

A nova edificação é composta por 3 andares (um salão em cada andar), sendo que o salão localizado no 1º piso, será destinado à pratica de taikô (tambores japoneses). O salão localizado no 3º piso, será um Dojô destinado às artes marciais (Karatê, Judô, Kendô e Aikidô). O salão que fica no 2º piso, será destinado à realização de eventos, festas, exposições e outras atividades.

O novo espaço, inaugurado no ano em que a imigração japonesa ao Brasil, completa 110 anos, servirá não apenas para uma maior difusão da cultura japonesa aos associados, mas também, de espaço onde a comunidade local possa ter acesso a diversas atividades culturais, em especial à cultura japonesa, aumentando o conhecimento e o interesse sobre o Japão e fortalecendo a amizade entre os dois países.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/nikkeicuritiba/photos/?tab=album&album_id=428600140876845

Fotos: Marlus Hara, Hergbert Yamagami, Fulvio Pacheco
_____________________

* PS: As exposições ainda podem ser visitadas no próximo final de semana: Sábado (28/07) e Domingo (29/07), das 10:00 às 18:00 hs. A entrada é gratuita.








Nenhum comentário:

Postar um comentário